segunda-feira, 27 de julho de 2009

ROQUE GONZALES " Capital Missioneira da Literatura"

Roque Gonzales TERRA E SANGUE DAS MISSÕES - RS
TERRA DAS ÁGUAS E DA ENERGIA

Visando o aproveitamento da queda de água denominada "Salto Pirapó" para fins da construção de uma usina de energia elétrica, a Prefeitura Municipal de São Luiz Gonzaga decidiu colonizar a região adjacente ainda desabitada.
Para tanto foram encarregados os senhores Júlio Schwengber e Major Cardoso para agenciarem a venda das terras próximas.
Os primeiros compradores e, assim, fundadores de Roque Gonzales são todos colonos de origem germânica e religião católica.
No dia 27.01.1927 o Monsenhor Estanislau Wolski rezou a primeira missa no local e batizou a nova colônia de "Sede de Roque Gonzales".
A Sede evoluiu rapidamente, em pouco tempo tinha capela católica, clube social, escola primária(particular e estadual), etc.
Foi elevada a distrito e sua emancipação aconteceu por Lei de 07.12.1966.
O município está localizado no Noroeste do Rio Grande do Sul, limitado ao Norte com São Paulo das Missões, Porto Xavier e República Argentina; ao Leste com São Pedro do Butiá e Rolador; ao Oeste com Pirapó e ao Sul com São Luiz Gonzaga e Dezesseis de Novembro. Possui uma extensão de 337,74 KM2, com uma população de 7.297 habitantes conforme o Censo de 2007.
No município há 11 escolas, sendo 6 municipais e 5 estaduais.
Um dos símbolos do município é a Bandeira que assim se descreve: retangular, de branco, com uma águia Germânica estendida de preto, encimando duas palmas de verde passadas em aspa e bordadura de vermelho, carregada de oito feixes de cravos da paixão, de branco.
Quanto ao turismo, Roque Gonzales tem vários pontos importantes a serem visitados.
Assunção do Ijuí, local do martírio do Padre João de Castilho, ponto forte do turismo religioso onde se realiza anualmente a Trilha dos Santos Mártires. Nos dias 3,4 e 5 de Maio aconteceu a primeira Cavalgada na Trilha dos Santos Mártires e, em novembro a 9a Trilha dos Santos Mártires.
Cerro do Inhacurutum, o pico isolado mais alto do município de Roque Gonzales, ponto de turismo aventura como percorrer trilhas íngremes. Os amigos do Cerro construíram um belvedere de onde se pode ter uma visão dos Sete Povos das Missões.
Barra do Ijuí, encontro das águas do Rio Ijuí com o Rio Uruguai, é destinado ao turismo ecológico, local do Festival do Barco e da Pesca, Passeio Ecológico Cultural pelas águas do rio Ijuí-65 km.
Salto do Pirapó, leito do Rio Ijuí, onde temos a visão de quedas de águas claras e mansas sobre lages de basalto, numa extensão de 325 metros.
Roque Gonzales - "Capital Missioneira da Literatura" - onde se lê na rua, na praça, nas barrancas dos rios Ijuí e Uruguai, na Biblioteca Pública Municipal que foi destaque em 2008 por sua classificação em 9o lugar entre 6.000 bibliotecas nacionais avaliadas pela Fundação Santilhana(IDEB).
Também em 2008 Roque Gonzales teve o melhor desempenho na "Prova Brasil", ficando em primeiro lugar na prova de Português a 4a e 9o a 8a Série. Já em Matemática a 4a Série ficou em 4o lugar e a 8a série em 20o lugar, dentre 322 municípios que participaram da avaliação.
É também conhecida como "Capital Missioneira da Literatura" por ser berço de escritores reconhecidos nacional e internacionalmente, sendo que um deles possui uma das maiores bibliotecas particulares do estado e do país, contando com um acervo de 10.000 obras, que serve de semente para mais leitores e aspirantes a escritores do município.

Fonte: Calendário de Eventos - 2009
Roque Gonzales -RS
43 Anos de Emancipação Político Administrativa.

" Um pouco de história ao alcance de todos"