O Sobrado Silva é uma obra de grande valor histórico e arquitetônico, por sua localização nas Missões Jesuíticas.
O Histórico e belíssimo sobrado da família Silva pertenceu ao Coronel Inocêncio Silva, filho de açorianos, que foi coronel da Guarda Nacional. O sobrado foi construído antes da guerra de 1914. Foi planejado e sua obra foi dirigida por dois engenheiros imigrantes da Polônia, que chegaram ao Brasil.
As 50 cargas de carreta de pedras utilizadas na construção foram retiradas das Ruínas Jesuíticas, e pagas um valor de mil réis à Prefeitura de São Luiz Gonzaga; na época, São NIcolau pertencia a este município.
Este Histórico casarão foi sala de recepções e reuniões festivas, acolheu muitos visitantes ilustres e também a mais sofisticada sociedade são-nicolauensense. Nesta época, no mesmo prédio, nasceu o CTG 1@ Querência do Rio Grande, fundado pelo saudoso Capitão João Silva. Mas como tudo tem os momentos bons e ruins, o Sobrado Silva não fugiu à regra. Por ocasião da revolução dos Pinheiros, em 1919, suas paredes foram marcadas por balas de mosquetes, cujos sinais podem ser vistos até os dias de hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário