terça-feira, 10 de março de 2009

Chegada Apoteótica


UM registro para a posteridade.
Momento da chegada dos peregrinos, que percorreram 325 quilômetros de uma caminhada pelos Sete Povos das Missões. O percurso inclui os locais que abrigavam as antigas Missões Jesuíticas: São Borja, São Nicolau, São Luiz Gonzaga, São Lourenço, São Miguel das Missões, São João Batista, com chegada em Santo Ângelo.
Fiz parte da Caminhada durante os 3 últimos dias...foi uma experiência incrível, indescritível...só vivendo para entender esta emoção.
O trajeto percorrido é aproximadamente o mesmo que ligava as reduções, há mais de 300 anos. Passa por inúmeras fazendas, antigos armazéns de campanha, escolas, pousadas, casas de pedras retiradas das ruínas, pelo recentemente encontrado moinho missioneiro e a pedreira missioneira, local de onde eram retiradas as pedras para construir parte da igreja de São Miguel, além de outras edificações.
Era um sábado cinzento. De repente o céu se abriu, as nuvens densas que acompanharam os peregrinos, durante quase todo o percurso, deram lugar ao sol.
A praça estava iluminada pelos raios dourados do astro maior, os sinos repicavam na torres da igreja...um calafrio percorreu minha espinha dorsal...
Lá estavam bem à nossa frente, os trinta arcos que representam cada um dos povos missioneiros. Enquanto eu mesma procurava o melhor ângulo para a foto de chegada, meu coração bateu mais forte no peito, as lágrimas teimavam em rolar pelo meu rosto, meus pés doiam...mas minha alma estava num júbilo indescritível...
Olhei para cada um dos rostos de meus companheiros de chegada, percebi em cada um deles a mesma emoção.
Nós andamos pelo chão missioneiro...

Nenhum comentário: