quinta-feira, 19 de março de 2009

São Luiz Gonzaga: Terra da Hospitalidade.

Escultura em madeira, do índio Sepé Tiarajú, no Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo.
Existem relatos de que São Luiz Gonzaga é o Berço de Sepé Tiarajú.
Carrega o título de Capital do Folclore Missioneiro.
O maior destaque de São Luiz Gonzaga portanto, fica por conta de seus artistas, na música riograndense, por mérito ao trabalho de músicos como Pedro Ortaça e seus familiares, Jorge Guedes e Jayme Caetano Braun, que hoje vive tocando sua música para o infinito da eternidade.
O lendário herói da resistência indígena que enfrentou exércitos portugueses e espanhóis para defender as Missões, teria nascido em suas terras. Para prestar uma homenagem a este valente índio, a cidade inaugurou um monumento em sua memória, no trevo principal da cidade. Vale a pena fazer uma visita.

A cidade tem também como parada obrigatória, um Museu Arqueológico, nele existe um acervo material que permite visualizar e compreender o modo de vida do povo guarani. São peças em cerâmica, pedras, louças e vidros, um local enriquecido pelos fragmentos da históriada fundação dos Sete Povos.

Um ponto fundamental está na religiosidade do povo ainda preservada. Para quem for devoto de Nossa Senhora de Lourdes, São Luiz Gonzaga preserva a Gruta Nossa Senhora de Lourdes que retrata a fé do povo que viveu momentos de tensão e medo no ano de 1924, ano em que o Revolucinário Luiz Carlos Prestes permaneceu na cidade por 60 dias. Reunindo 300 homens da região das Missões com o objetivode encontrar a coluna paulista e derrubar o presidente Prudente de Morais. Denominada como Coluna Prestes.

A belíssima gruta foi construída com madeira fossilizada e pedras semi-preciosas.

Existem belas esculturas entalhadas em madeira no interior da Igreja Matriz, entre elas, uma do padroeiro de São Luiz Gonzaga, feita pelas mãos de Josep Brasaneli, jesuíta Italiano, introdutor da escultura barroca nas Missões.

Podemos encontrar na cidade, lindas peças de artesanato, de excelente qualidade e muito bom gosto. Desde trabalhos manuais de tear, bordados, artes plásticas, escultura entre outros. Vale a pena conhecer a loja, onde vários artistas se associaram para desenvolver um trabalho marcante e que pode servir de exemplo para outros municípios.
A cidade oferece excelentes opções de gastronomia, lazer e hospedagem.

2 comentários:

Inês Dahmer Herter disse...

Bom dia!
esta escultura posta ai como é o nome do AUTOR?
Foi tirada em São Miguel das missões
em??? mande -me pelo e-mail inesherter@hotmail.com

Jones Herter disse...

O nome do Escultor é José Altamir Herter, mais conhecido com J. Herter.
Mais Esculturas deste artista no
J. Herter Artes
www.jaherter.blogspot.com