sexta-feira, 6 de março de 2009

O último dos Sete Povos das Missões: SANTO ÂNGELO CUSTÓDIO


Já em 1706, é fundado o povo de Santo Ângelo Custódio, num lugar que alguns denominam de forqueta, entre os rios Ijuí e Ijuízinho, hoje pertencente ao município de Entre-Ijuís.

Porém, no ano seguinte, a redução foi transferida para a margem direita do Rio Ijuí, localizado nas proximidades do arroio Itaquarinchim, no mesmo local onde se formou a cidade de Santo Ângelo.

A redução de Santo ângelo Custódio tinha a Igreja com a fronte voltada em direção ao Sul. Foi o último a ser fundado, o trigésimo povo missioneiro, desmembrado da redução de Conceição.

Atingiu um notável progresso, com alto grau de desenvolvimento sócio-econômico. Quando os povos missioneiros vivenciam a paz e a prosperidade advindo de uma sociedade com uma forte tendência cooperativista é assinado o desumano Tratado de Madrid que instala o verdadeiro terror nas Missões.

Através deste tratado ocorre a permuta da Colônia de Sacramento pelos Sete Povos das Missões, mandando os índios abandonaram suas terras e casas de todos os povos da margem esquerda do rio Uruguai.

Sepé Tiarajú, lider nato, dotado de um dom especial em relação ao uso das palavras, sábio e auspicioso, tornou-se alferes real do povo de São Miguel, resistiu às ordens das Coroas Européias, agregando forças com outros caciques, lideres dos povos vizinhos, num local próximo a Santa Tecla, declarou para a Comissão Demarcadora de Terras que se não fosse encerrada as atividades, daquele local em diante nenhum forasteiro passaria sem haver resistência e guerra.

Assim, o exército debanda para a Colônia de Sacramento, buscando reforços, unindo-se para efetivar um combate mortal contra os índios revoltosos das Missões. Formando um exército único entre portugueses e espanhóis.

Em um combate sangrento, em que o exército Missioneiro usa armas primitivas contra um arsenal poderoso, o Guerrreiro Sepé Tiarajú, manchou o solo sagrado de sua gente com seu sangue e morreu em 07 de Fevereiro. Muitos índios são dizimados, na Batalha de Caiboaté em 10 de Fevereiro, tendo como consequência trágica o fim dos Sete povos das Missões. O derradeiro fim também dos povos nativos que viviam por estas paragens, os únicos verdadeiros donos destas Terras.

Gomes Freire de Andrada ocupa São Miguel, e dá ordens para que os povos de Santo ângelo e São João se rendam, assim gradativamente ocorre o declínio dos Sete Povos.

No mesmo local da antiga redução, nasceu a cidade de Santo Ângelo, que foi reerguida por entre as ruínas, no sítio topográfico da velha redução.
As ruínas do antigo templo reducional foram demolidas e foi construída a segunda igreja em estilo arquitetônico colonial, em 1929.

Nenhum comentário: