quinta-feira, 19 de março de 2009

São Luiz Gonzaga.

O povo de São Luiz gonzaga foi formado a partir da aglomeração das antigas reduções de São Joaquim e Santa Tereza. Os retirantes das mesmas foram agrupados com carinho pelo povo de Conceição, este tratava-se do povodo mais antigo da Banda Ocidental do Uruguai.
No total, eram 2922 pessoas que iriam formar a redução de São Luís Gonzaga, no ano de 1687.
O responsável pelo retorno, foi o Padre Alonso de Castilho, ele era o superior de todos os povos. A redução teve como primeiro cura o Padre Miguel Fernandes.
Existem registros de que em 1698, as casas dos habitantes do povo já estavam sendo concluídas. A igreja definitiva foi construída mais tarde.
No ano de 1997, haviam 1997 habitantes no lugar.
Situado ao noroeste do Estado, seu território é sulcado por muitos arroios e pelos rios Ijuí, Piratini e Ximbocu.
Fez parte da República Guarani desde sua fundação até 1756 quando, em consequência do tratado de Madri(1750) os índios e os jesuítas foram expulsos pelos exércitos português e espanhol.
A herança cultural deste passado rico em história, é encontrado na riqueza de seu acervo, na cultura de sua gente, como também na evolução que ultrapassou todos os limites e partiu rumo ao desenvolvimento.
A atual cidade de São Luiz Gonzaga foi construída sobre os escombros das ruínas. Não restaram vestígios visíveis da mesma.

Nenhum comentário: