terça-feira, 24 de março de 2009

A Formação das novas cidades através da colonização

Curitiba. Casa construída em estilo polones. Está localizada em um Bosque. Casas semelhantes a esta eram construídas pelos imigrantes quando chegaram ao Brasil.
A imigração polonesa

Causas da imigração

A Polônia deixou de ser uma nação independente, pois foi invadida por três grandes potências: a Áustria, a Prússia e a Rússia. Este país, foi a terceira nação que mais forneceu imigrantes para o Rio Grande do Sul.
Praticamente mais da metade da população polonesa dedicava-se à agricultura em condições precárias, eram quase escravos que trabalhavam para a nobreza feudal ou nas terras que foram usurpadas pelos conquistadores.
A maioria dos imigrantes poloneses saíram de sua Pátria fugindo da opressão violenta imposta pelos invasores. Pois perderam o direito à liberdade, educação, também à religião e qualquer convívio social.
Foram tempos de guerras e dificuldades.
Quase todos saíram como clandestinos, atraídos pela papaganda feita pelo Governo Brasileiro. O início da imigração polonesa no Brasil foi em 1867. Vieram primeiro para o Estado do Paraná, algumas famílias foram para a Bahia e outras para o Espirito Santos.
Muitos que não se adaptaram ao clima, foram deslocados para uma região próxima a Porto Alegre.
A imigração polonesa sofreu um grande impulso com a Proclamação da República, foi interrompida durante a Revolução Federalista.
Aproximadamente 30000 pessoas vieram para este estado até 1920. A independência da Polônia em 1918 interrompeu o fluxo imigratório.
A cidade que mais recebeu imigrantes poloneses foi Guarani das Missões, cerca de 9500 pessoas vieram até aqui. Porto Alegre, em torno de duas mil, Ijuí mais ou menos 600. Muitos foram para Erechim, outros para São Marcos de Caxias.
Não existem dados exatos sobre o número da imigração polonesa, pois, a Polônia não era uma nação independente naquela época, assim os documentos eram emitidos pelas Nações que detinham o domínio do País. Por isso vários poloneses chegaram ao Brasil como alemães, austríacos ou russos.

Nenhum comentário: